O Ano de 2024 no Margem
- margemgrupo
- 30 de mar.
- 8 min de leitura
Atualizado: 31 de mar.
Quem chega em um grupo de pesquisa pode achar que tudo “já está pronto”, que o conhecimento que é desenvolvido lá dentro é imune a inseguranças. Na verdade, não é bem assim. A produção de um grupo é permeada de rejeições, de incertezas que nos fazem ir mais fundo na literatura e em trocas de ideias entre pesquisadores e pesquisadoras de diferentes gerações, tensionando o que é tido como “óbvio” e pluralizando perspectivas. É isso que faz com que, cada um e cada uma de nós olhe para o ano que passou e possa afirmar que tivemos diferentes conquistas e que elas devem ser compartilhadas e celebradas.
Para quem chega aqui no site, também é um jeito de conhecer um pouco mais dos nossos trabalhos e narrativas que os permeiam. Nessa retrospectiva já tardia, então, o objetivo não é listar nossa produção até o fim: isso vocês encontram nos lattes e na aba de publicações aqui no site. O que queremos é sintetizar algumas áreas em que sentimos que contribuímos e marcos que foram relevantes no nosso percurso enquanto grupo de pesquisa.
Em 2024, integrantes do Margem UFMG…
Participaram de eventos acadêmicos
Estivemos juntos no Encontro da ABCP, no Congresso do INCT.DD, no Encontro Anual da ANPOCS, na Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, no Seminário Discente do PPGS-UFMG e no Graduação em Foco - UFMG. Foram momentos em que vários de nós pudemos estar juntos compartilhando nossas pesquisas e interagindo com pesquisadores e pesquisadoras do Brasil.
Nossos pesquisadores de iniciação científica, Mateus Canela, Victória Lima e Marina Paixão estiveram em seus primeiros Congressos esse ano, compartilhando suas produções com muito sucesso. Marina frisou a importância de poder ter viajado para um congresso para apresentar um trabalho dela.
No âmbito internacional, o Margem esteve nos encontros da APSA (EUA), Summer School de Deliberative Democracy em Canberra (Austrália), Participedia School em St John's (Canadá) e no Workshop da IPPA (México).
A ANPOCS também foi um momento de celebração, porque Ricardo foi o indicado da Ciência Política para a Conversa com o Autor! Lá, ele compartilhou um tanto de sua trajetória e produção na área.

Pesquisadores e pesquisadoras do Margem no Encontro da ABCP de 2024, em Salvador.
Fizeram Doutorado-Sanduíche
Andressa Michelotti está na Universidade de Utrecht, no grupo de pesquisa Governing the Digital Society research group, supervisionada pela pesquisadora e referência na área José Van Dijck. Ela também qualificou o Doutorado logo antes de ir.
Bruno Magalhães esteve no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia Berkeley, supervisionado pelo Prof. James Holston. Lá desenvolveu partes importantes de sua pesquisa e também pode ver os primeiros passos de seu pequeno filho.
Gabrielle Marques passou seu Doutorado Sanduíche na Tulane University, supervisionada pelo professor Mauro Porto, com a alegria de ser acompanhada por seu gato.
Renato Duarte passou períodos em diferentes universidades nos Estados Unidos: University of California Irvine (UCI), com Horacio Legras. Na University of Michigan (UM) foi supervisionado por Daniel Hertz. E foi para a Argentina continuar a pesquisa de Doutorado, na Universidad Nacional de Rio Negro (UNRN), com Maria Esperanza Casullo.
Encerraram e começaram ciclos em diferentes níveis de pesquisa
Letícia Domingues (link para tese) e Lucas Veloso (link para tese) defenderam suas teses com muita alegria. E, felizmente, seguem pesquisando conosco em seus projetos de Pós-Doutorado. Letícia, como bolsista PIPD-CAPES e Lucas também na Universidade de Pádua, de forma remota, com o professor Andrea Felicetti. Os dois também lecionam no Departamento de Ciência Política, como parte das atividades.
Formamos três Mestres esse ano! André Furlani (link para dissertação), Emanuella Ribeiro (link para dissertação) e Luana Dorneles defenderam suas dissertações.
Gabriela Salomão ingressou no Mestrado e João Muruci retornou à vida acadêmica, depois de 10 anos, iniciando seu Mestrado na Ciência Política - e ainda consegue praticar corrida com constância e ser convidado para integrar a equipe técnica do Conselho Nacional de Justiça. E Marcus Tondato chegou para desenvolver sua pesquisa de Doutorado conosco.
Renato Caetano, Bruno Magalhães, Gabrielle Marques e Caio Santos fizeram suas qualificações de Doutorado. Caio também iniciou sua atividade como Professor no Curso de Jornalismo da UEMG. Ele também ganhou bolsa para o projeto de pesquisa "The Settler Imaginary: The Deforester in Brazilian Media.", por parte da Climate Social Science Network e da Brown University.
Ricardo Fabrino assumiu a presidência da Comissão de Inteligência Artificial da UFMG e tornou-se Pesquisador nível 1D do CNPq, em dois passos de importante reconhecimento.
Camilo Aggio tornou-se chefe do Departamento de Comunicação da UFMG e foi convidado a integrar o Comitê Gestor do INCT.DD.
Mateus Canela e Victória Lima, nossos (ex)-bolsistas de iniciação científica foram aprovados na Seleção de Mestrado em Ciência Política da UFMG e já estamos empolgados e empolgadas de continuarmos com eles na nossa salinha!
Chegaram bolsistas de iniciação científica para se somar ao Projeto Questões Complexas e democracia: dilemas políticos sobre inteligência artificial e edição genética. Pedro Henrique Rocha e Clarissa Barcala já estão a todo vapor e começando a produzir seus primeiros artigos!
E, falando em chegadas, nosso pesquisador de Pós-Doutorado, Filipe Motta, que não só participou de vários eventos apresentando sua produção, ele também virou pai <3

Pesquisadores e pesquisadoras do Margem na sua sede: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH-UFMG).
Ganharam prêmios
Tivemos a alegria de celebrar premiações de nossos pesquisadores e pesquisadoras!
Gabriela Salomão foi duplamente premiada por seu Trabalho de Conclusão de Curso, com título: O efeito de políticas públicas sobre o reconhecimento: o caso da política de indenização aos filhos segregados de pais com hanseníase submetidos ao isolamento compulsório em Minas Gerais. Ela ficou em 2° lugar geral no 1° Prêmio de Monografias em História das Ciências, da Medicina e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. E ganhou o Prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Gestão Pública da UFMG do ano de 2023.
Letícia Domingues ganhou o Prêmio de melhor paper da AT de Participação e Movimentos Sociais da ABCP pelo artigo: Resistências ambíguas nas plataformas: o caso dos entregadores por aplicativos no Brasil.
No quesito livros, Ricardo Fabrino ganhou o Prêmio Victor Nunes Leal - Melhor livro de Ciência Política 2022-2024, junto com os coautores Fernando Filgueiras e Virgílio Almeida. O livro premiado foi: Algorithmic Institutionalism. O livro tem gerado muito interesse e foi apresentado numa longa turnê que incluiu fóruns como a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, a Queensland University of Technology (Austrália), a Macquarie University (Australia), o IESP, a UFSC, o INCT.DD e a ABCP.
Publicaram em periódicos e apresentaram em eventos

Pesquisadores e pesquisadoras do Margem durante reunião do Grupo de estudos
Foram muitas publicações! Aqui vai o listão, pessoal:
AGGIO, Camilo; RIBEIRO, D. M. ; ALZAMORA, G. C. Desinformação, crenças e teorias conspiratórias no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. In: Carlos Alberto Ávalia Araújo; Fábia Pereira Lima; Geane Carvalho Alzamora. (Org.). Desinformação e contemporaneidade: Democracia, ciência e vida social. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2024, v. 1, p. 211-220.
ALMEIDA, C. ; MARTELLI, C. ; FARIA, C. F. ; MENDONÇA, R. F. .
Complexidade e participação cidadã. Revista Política e Sociedade, v. 23, p. 1-29, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/95360
CAETANO, Renato; MARQUES, Gabrielle; MENDONÇA, Ricardo. Expectativas de gênero em campanhas: a incorporação do feminino na representação visual do masculino. CADERNOS PAGU, v. 1, p. 1-24, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8678998
CANELA, Mateus. “Dá ideia”: a atuação de comunicadores populares no combate à desinformação (Apresentação de Trabalho).
CANELA, Mateus. A Assembleia Cidadã Brasileira sobre Edição Genética pelas lentes da perspectiva de assemblage, 2024 (Apresentação de Trabalho).
CANELA, Mateus. Poder Judiciário e Desinformação: caminhos e aprendizados no enfrentamento da desinfodemia. 2024. (Apresentação de Trabalho).
CANELA, Mateus; LEAO, T. A. F. . O que ficou da emergência pandêmica? Um estudo sobre o procedimento legislativo de deliberação remoto. 2024. (Apresentação de Trabalho).
CARVALHO, Rodrigo Badaró de. A análise social e racial na obra de Fernando Henrique Cardoso. INTERSEÇÕES - REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES, v. 25, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/79858
DAYRELL SANTOS, Caio; MICHELOTTI, Andressa; MENDONÇA, Ricardo. -Cortina de Fumaça- - Negacionismo ambiental e imaginário colonial no YouTube. MÍDIA E COTIDIANO, v. 18, p. 74-95, 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/59776
DOMINGUES, Letícia Birchal. Resistências ambíguas nas plataformas: o caso dos entregadores por aplicativos no Brasil. In: 14º Encontro ABCP, Salvador, 2024.
LIMA, Victória. Treta no instagram: análise de protestos de entregadores por aplicativo. 2024 (Apresentação de Trabalho: Graduação em Foco).
LIMA, Victória; DOMINGUES, Letícia. Compartilhando experiências: uma análise de canais de YouTube de entregadores por aplicativo. (Apresentação: Congresso do INCT.DD em Salvador), 2024.
LINS, M.; MARQUES, Ângela C.; SANTOS, Caio. Desmontar e remontar a história: crises sanitárias e imagem. Revista FAMECOS, 31(1), 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/44086
MAGALHÃES, Bruno ; DOMINGUES, Letícia Birchal ; BRASIL, Flávia de Paula Duque ; ANDION, Carolina . Design, problem-framing, and contradictions in decolonial policy: insights from three Brazilian initiatives. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
MAGALHÃES, Bruno D.; ALMEIDA, D. A. O.; ORNELAS, G. M.; VIANA, L. A. S.; BRASIL, F. P. D.; CARNEIRO, R. Agroecologia, sociedade civil, políticas públicas e agroecologia urbana: a construção do Sistema Participativo de Garantia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial, v. 10 n. 14, artigo 5, 2024. Disponível em: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/items/200c0866-0daa-47ba-a5a2-84b5e2b91ea9/full
MARQUES, Gabrielle. Blusas Verdes: um contramovimento de mulheres na década de 1930. PLURAL (USP), v. 31, p. 98-118, 2024. Disponível em: https://revistas.usp.br/plural/article/view/223029
MENDONÇA, R. F.; VELOSO, L. H. N. ; MAGALHAES, B. D. ; MOTTA, F. M. . Deliberative ecologies: a relational critique of deliberative systems. European Political Science Review, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/377201373_Deliberative_ecologies_a_relational_critique_of_deliberative_systems
MENDONÇA, Ricardo; CHAGAS, V. . Bom dia! A frenética política apolítica dos memes de WhatsApp. In: Viktor Chagas. (Org.). A Cultura dos Memes no Brasil. 1ed.Salvador: Edufba, 2024, v. 1, p. 131-160.
MENEZES, S. L. ; MURUCI, João Victor Santos. A questão das pessoas idosas no cárcere: Possibilidades e potencialidades abolicionistas no mundo (pós-)pandëmico. Curitiba: Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná, 2024.
MICHELOTTI, Andressa. Institucionalismo algorítmico: uma agenda urgente. Cadernos da Escola do Legislativo, 26(46), 44-60, 2024. Disponível em: https://cadernosdolegislativo.almg.gov.br/cadernos-ele/article/view/528
MORELOCK, Jeremiah; OLIVEIRA, Andressa; LY, Hoang Minh Uyen; WARD, Crystal Lee. "Populism, moral foundations, and vaccine hesitancy during COVID-19." Social Theory & Health 22, no. 1 (2024): 71-87. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/377361097_Populism_moral_foundations_and_vaccine_hesitancy_during_COVID-19
MURUCI, João Victor S.; MENEZES, S. L. . Fechamentos e aberturas por brechas: participação social no cárcere de dentro para fora, de fora para dentro. In: Pires, Guilherme Moreira. (Org.). Abolicionismos: Vozes Antipunitivistas no Brasil e contribuições libertárias. 2ed.Florianópolis: Habitus Editora, 2024, v. , p. 1-232;
PAIXÃO, Marina. Justiça climática transformativa: contribuições ao debate brasileiro e operacionalização no planejamento de políticas climáticas urbanas, 2024.
PAIXÃO, Marina; CANELA, Mateus. Enquadrando os verdes: Entendendo os frames de movimentos ambientalistas urbanos de Belo Horizonte, 2024. In: Anais ABCP. Disponível em: https://www.abcp2024.sinteseeventos.com.br/anais/trabalhos/lista
PAIXÃO, Marina; CANELA, Mateus; DA MATA, S. . A defesa dos verdes urbanos e do direito à cidade: a (inter)ação entre movimentos ambientalistas e gestões municipais em Belo Horizonte (2008-2022), 2024. In: Anais ABCP. Disponível em: https://www.abcp2024.sinteseeventos.com.br/anais/trabalhos/lista
SILVA, Luana. "Todos ao meu redor estão falando sobre esta notícia" - Uma análise das fontes e notícias compartilhadas em grupos bolsonaristas do Whatsapp nas eleições de 2022. In: CONEXÃO POLÍTICA - REVISTAS ELETRÔNICAS DA UFPI, v. 12, p. 189-208, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/6001
SILVA, Luana; OLIVEIRA, Paula. O que os legislativos publicam no YouTube? Uma análise sobre os canais das capitais do Brasil na plataforma. REVISTA COMPOLITICA, v. 13, p. 53-76, 2024. Disponível em: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/678
TONDATO, Marcus. Governo digital, participação e moderação. In: IX Seminário Discente do PPGS-UFMG, 2024.
VELOSO, Lucas Henrique. De Gruyter handbook of citizens assemblies , edited by Min Reuchamps, Julien Vrydagh, and Yanina Welp, Berlin/Boston, published by Walter de Gruyter, 2023, 431 pp., ISBN: 978-3-11-075815-3.. CRITICAL POLICY STUDIES, v. Digita, p. 1-3, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19460171.2024.2324383
Comments